sábado, 21 de julho de 2012

One Day


De todos os livros que li, com certeza "One day" foi o único que li quatro vezes.
A história contada por David Nicholls, me encantou de tal forma que vira e mexe eu pego o livro e abro numa página aleatória só para ler algo que eu sei que é bom, mesmo que triste algumas vezes.


Acho que a maior característica do livro é esta mesmo, a tristeza.
Um triste bonito e cômico em algumas horas, um triste tão verdadeiro, tão cotidiano.
Pessoas normais, com vidas cheia de problemas e alegrias, desencontros, amizade.
One day, conta uma história de amor entre dois grandes amigos.
Em e Dex, Dex e Em 


Em 2011 a história de Emma e Dexter foi transformada em filme. 
Tendo a linda da Anne Hathaway como Emma e o Gato sensual do amor Jim Sturgess como Dexter.
O filme é fiel ao livro, mas alguns detalhes são ocultados, o que é uma pena.
O filme é lindo e eu chorei como quase sempre faço quando as história são tristemente lindas.
Mas o livro é melhor, é muito lindo.


O que me fez gostar mais de One Day, foi ver que na vida não tem mocinho nem vilão.
O destino trata de ser bonzinho ou malvado, a vida é quem faz tudo.
E as ações das pessoas tem sempre consequências boas ou más, mas sempre é tempo de tentar mudar 
o resultado destas ações, caso eles tenham sido ruins.


Mas a melhor mensagem do livro é que UM DIA pode mudar tudo.
Pode ser decisivo para se ter uma vida feliz, a vida que você sempre sonhou.
Pode ser a gota d'água para um desespero, uma saudade, uma perda.
Ou mesmo, pode ser tudo que um grande amor estava esperando para 
poder acontecer.


Então sempre que estou sozinha no meu quarto e olho este livro na estante eu lembro de uma mensagem
que mudou muita coisa pra mim.

"Foi um dia memorável, pois operou grandes mudanças em mim.
Mas isso se dá com qualquer vida. Imagine um dia especial na sua vida e pense
Como teria sido seu percurso sem ele. Faça uma pausa, você que está lendo,
E pense na grande corrente de ferro, de ouro, de espinhos ou flores que jamais 
O teria prendido não fosse o encadeamento do primeiro elo em um dia memorável."
( Charles Dickens)

Tirem desta mensagem as suas conclusões. Ela está na página 12 do livro.


Então é isso pessoas, leiam o livro, assistam o filme e se apaixonem (ou não)
Por Emma Morley e Dexter Mayhew.



Tainná Vieira de Lima


0 comentários:

Postar um comentário